A Proativa RH jamais solicitará pagamentos ou taxas de qualquer natureza aos candidatos que estejam se candidatando a uma vaga.

IMPORTÂNCIA DO PROCESSO DE FEEDBACK

Feedback é um processo de ajuda mútua para mudanças de comportamento, por meio da comunicação verbalizada ou não entre duas pessoas ou entre pessoa e grupo, no sentido de passar informações, sem julgamento de valor, referentes há como sua atuação afeta ou é percebida pelo outro e vice e versa. Sua principal função é a de desenvolver pessoas, embora também seja subsidiariamente importante para:

Aumentar o comprometimento e a motivação: o feedback positivo apoia e reforça formas de conduta positivas por meio do reconhecimento apreciativo daquilo que os colaboradores executam corretamente ou quando superam as expectativas;

Correção: o feedback corretivo permite a alteração de condutas que não estejam em conformidade com os processos, padrões de qualidade, normas ou comportamentos considerados inadequados pelo gestor;

Esclarecimento das relações: promove o entendimento mútuo e ajuda a melhorar as relações de cooperação e o clima organizacional;

Esclarecimento de papéis e estratégias: permite conectar objetivos individuais e metas organizacionais, bem como esclarece a relação entre comportamentos específicos do colaborador com as estratégias, missão, visão e valores da empresa;

Confrontar a percepção de si mesmo com a percepção fornecida pelos outros: propicia que líderes e liderados tenham uma melhor percepção de si e compreensão dos efeitos dos próprios comportamentos sobre as outras pessoas. É uma ferramenta importante para o autoconhecimento.

Todo feedback, deve obedecer a alguns princípios básicos:

a) Foco no desenvolvimento: O principal objetivo é o desenvolvimento daquele que recebe o feedback;

b) Criterioso e equilibrado: O líder deve equilibrar a quantidade de feedbacks positivos e corretivos. Isto estabelece o princípio da equidade e melhora a confiança entre liderado e líder;

c) Específico: Deve se referir a um único tópico;

d) Personalizado: Deve ser estruturado de maneira que o liderado perceba que foi construído para ele, não se tratando de um processo protocolar;
e) Constante: Pessoas em desenvolvimento necessitam de feedback constante. Para surtir efeito tem que gerar aprendizado, estipular acordos com prazos para obtenção de resultados que devem ser cumpridos por quem o recebe, da parte do gestor cabe avaliar, para estruturar seu próximo feedback.

f) Comportamental: Descrevem comportamentos objetivamente observáveis. Juízos de valor, suposições, crenças e ideologias não fazem parte de um feedback, assim como críticas e elogios também não são considerados feedbacks.

Método SAR

Um feedback de alta qualidade, além de respeitar os princípios acima, deve ser baseado no Método SAR, o qual sugere três componentes:  

Situação (S): Trata-se de um esclarecimento acerca do contexto em que ocorreu a ação do colaborador que receberá o feedback.

Ação (A): A ação refere-se ao comportamento específico do indivíduo que justifica a necessidade do feedback.  

Resultado (R): Refere-se aos efeitos provocados pelo comportamento no ambiente, nos processos ou nas pessoas.

“A questão não é como mudar o outro, e sim o que preciso mudar em mim para que o outro mude”.

Rudolf Steiner

Letícia Romano Carvalho
Atração & Seleção na Proativa RH

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