A Proativa RH jamais solicitará pagamentos ou taxas de qualquer natureza aos candidatos que estejam se candidatando a uma vaga.

OS TRÊS TIPOS DE REDE RELACIONAMENTO QUE IRÃO TURBINAR SEU NETWORKING

Networking é uma palavra em inglês que indica a capacidade de estabelecer uma rede de contatos ou uma conexão com algo ou com alguém.

O objetivo do networking é ampliar as oportunidades de sucesso profissional, porém para ser efetivo, é preciso que haja reciprocidade, isto é, o benefício deve ser mútuo.

Um dos fatores que distingue os líderes bem sucedidos é o networking, que é uma rede de contatos pessoais que proveem suporte, feedback e recursos necessários para suas realizações.
Contudo, muito líderes evitam o networking, pensando que não têm tempo para isso ou desdenham essas ações julgando-as manipuladoras.
Para obter sucesso como líder é recomendado a construção de três tipos de rede de relacionamentos:

Operacional: Pessoas necessárias para realizar suas tarefas de rotinas. Execução eficiente do trabalho; manutenção das capacitações e funções exigidas do grupo.
Pessoal: Pessoas fora da sua organização que tenham mentalidade afim e possam ajudá-lo a se aprimorar. Desenvolvimento pessoal e profissional; pontos de referência para informação e contatos úteis. 
Estratégica: pessoas fora e seu controle que lhe permitam atingir metas-chave da organização. Concepção de prioridades e desafios futuros; apoio de stakeholders para tais desafios.

Precisamos de todos os três tipos de rede, mas, para ter sucesso real, é necessário dominar a rede estratégica, manter contato regular com pessoas capazes de abrir seus olhos para novas oportunidade de negócio e de ajudá-lo a explorá-las. Com uma boa rede estratégica, você verá seu desempenho e o da sua empresa decolar. 

Facilitando o processo de Networking:

Ajuste a sua mentalidade: aceite que é um dos requisitos mais importantes da liderança. Para superar seus anseios, procure se espelhar em alguém que você respeita e que trabalhe com redes eficaz e eticamente. Observe como esta pessoa se vale das redes de relacionamentos para atingir suas metas.

Realoque o seu tempo: Pratique a arte de delegar tarefas, para ter mais tempo para cultivar redes.

Estabeleça conexões: Crie motivos para interagir com pessoas fora da sua função ou da sua empresa; por exemplo, aproveitando interesses sociais para abordar questões estratégicas.

Dê e receba continuamente: Não espere até estar precisando muito pedir um favor a alguém. Aproveite toda oportunidade para oferecer e receber favores dos seus contatos, quer precise ou não de ajuda naquele momento.

Letícia Carvalho
Coordenadora do Núcleo de R&S Operacional e Logística

Outros artigos:

IGUALDADE OU EQUIDADE

QUAL O EQUILÍBRIO PARA UM PROCESSO SELETIVO INCLUSIVO? Hoje conseguimos observar diversas vagas com título de Inclusivas e/ou Afirmativas, com RH’s que se engajam no

PRESENTEÍSMO

Absenteísmo é a palavra que nomeia as situações de ausência do colaborador ao trabalho. Seja por faltas injustificadas, por licença médica, folgas ou férias. Inspirada

Pular para o conteúdo