A Proativa RH jamais solicitará pagamentos ou taxas de qualquer natureza aos candidatos que estejam se candidatando a uma vaga.

O IMPACTO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA CARREIRA DOS PROFISSIONAIS DE RH

Há um ano o mundo estava deslumbrado com o Chat GPT, uma ferramenta de Inteligência Artificial que conduz uma conversa com um ser humano de igual para igual. Hoje, o mundo é surpreendido com uma nova música dos Beatles criada com ajuda da I.A. Celebridades já falecidas ganham vida em filmes e comerciais de TV. Aplicativos geram imagens realistas sob medida a partir de uma descrição textual. Um grande salto evolucional em poucos meses.

Uma ferramenta que aprende nossos padrões e a partir deles cria textos, imagens, sons, sugere decisões, demonstra cenários, projeta números… logo nos vem à mente um receio: “Isso vai acabar com o emprego de muita gente!”. E entre os profissionais de Recursos Humanos paira a questão: Quais serão os impactos da IA no RH? Ela vai tirar os nossos empregos?

Assim como em muitos setores, o uso da inteligência artificial no RH já é uma realidade. As plataformas de recrutamento e seleção utilizadas pela Proativa RH disponibilizam de ferramentas de IA que auxiliam no processo seletivo.

As ferramentas disponíveis para o RH se tratam de automatizadores de processos repetitivos, análise de documentos, geração de relatórios, criação de apresentações, comunicação interna e externa, entre outras possibilidades. Apontando que, neste momento ela entra em nosso dia a dia como um agente facilitador. Removendo tarefas operacionais, dando espaço para direcionarmos nossa energia para um trabalho mais estratégico.

O potencial da IA é muito grande e sua capacidade de aprendizado e aplicação poderá até parecer invadir as atribuições de pessoas que não desenvolveram capacidades como adaptabilidade, proatividade e resiliência. Pois, o cerne do trabalho do RH é o “humano”, demandando decisões que envolvem análises de individualidades, das nuances de cada candidato e colaborador, de ponderações que levam em conta o pano de fundo social e psicológico com sensibilidade e intuição. Um olhar que somente um ser humano, e não uma máquina, consegue ter.

A Inteligência Artificial não vai acabar com o emprego dos profissionais do RH, mas de forma crescente no longo prazo irá promover grande mudança em nossas rotinas e cargos. Os profissionais que mantiverem seus conhecimentos atualizados e suas competências comportamentais afinadas irão surfar nessa mudança.

Reinaldo Araújo
Analista de Marketing

Fontes:

https://www.ortep.com.br/inteligencia-artificial-no-rh/#:~:text=N%C3%A3o%2C%20a%20intelig%C3%AAncia%20artificial%20n%C3%A3o,processos%20e%20oferece%20insights%20valiosos.

https://www.pandape.com/br/blog/inteligencia-artificial-profissional-de-rh/

https://www.pandape.com/br/blog/saiba-tudo-sobre-machine-learning-e-como-usar-em-rh/?_ga=2.145295664.562417206.1699032590-1257083452.1697809538

https://blog-forbusiness.vagas.com.br/inteligencia-artificial-no-rh/

Outros artigos:

IGUALDADE OU EQUIDADE

QUAL O EQUILÍBRIO PARA UM PROCESSO SELETIVO INCLUSIVO? Hoje conseguimos observar diversas vagas com título de Inclusivas e/ou Afirmativas, com RH’s que se engajam no

PRESENTEÍSMO

Absenteísmo é a palavra que nomeia as situações de ausência do colaborador ao trabalho. Seja por faltas injustificadas, por licença médica, folgas ou férias. Inspirada

Pular para o conteúdo