A Proativa RH jamais solicitará pagamentos ou taxas de qualquer natureza aos candidatos que estejam se candidatando a uma vaga.

ESTILOS DE LIDERANÇA

Cada tipo de liderança depende, em parte, da personalidade do líder, porém pode ser modificada caso a situação exija

Os estilos de liderança dizem respeito aos diferentes modos que o líder pode atuar e as estratégias usadas na interação organização e motivação de seus colaboradores.

Estudos mostram que os melhores resultados alcançados não são aqueles com um tipo de liderança definido. O bom líder deve detectar qual o tipo de liderança melhor se adequa a sua equipe.

Liderança democrática: as decisões são debatidas em grupo sendo que o líder estimula e assiste aos liderados. Usa o envolvimento do grupo no estabelecimento de seus objetivos básicos, estabelecimento de estratégias e atribuição de cargos.

Neste estilo, o líder está sempre preocupado com a satisfação dos seus colaboradores.

Esse estilo se aplica com sucesso em equipes maduras e quando o líder não se sente seguro para tomar decisões sozinho.

Liderança situacional: nesse tipo de liderança leva-se em conta a maturidade e a motivação dos colaboradores, sendo que o líder adapta o seu comportamento a capacidade e o desempenho dos mesmos.

Assim, quando os liderados não forem experientes, o líder é um direcionador que ensina as tarefas até que haja segurança no trabalho.

Quando os colaboradores tiverem pouca experiência e estão motivados, o líder atua como orientador para que a equipe ganhe mais experiência e se sinta reforçada.

No caso de equipes com muita experiência, mas sem motivação, o líder deve ter o papel de apoiador desenvolvendo habilidades para que se sintam mais seguros.

E, com equipes com muita experiência e muita motivação, o líder deve delegar novos desafios.

Liderança coaching: nesse tipo de liderança o foco do líder deve ser o desenvolvimento do potencial de cada um de seus colaboradores e por isso deve ser capaz de identificar as competências e habilidades de cada um, estimulando sua autoconfiança.

A longo prazo traz benefícios a empresa e seus colaboradores.

Todos os tipos de liderança apresentam vantagens e desvantagens, sendo que a melhor forma de liderar diz respeito à flexibilidade, habilidades, maturidade do líder e da empresa.

Letícia Carvalho

Recrutamento & Seleção na Proativa RH

Outros artigos:

IGUALDADE OU EQUIDADE

QUAL O EQUILÍBRIO PARA UM PROCESSO SELETIVO INCLUSIVO? Hoje conseguimos observar diversas vagas com título de Inclusivas e/ou Afirmativas, com RH’s que se engajam no

Pular para o conteúdo