A Proativa RH jamais solicitará pagamentos ou taxas de qualquer natureza aos candidatos que estejam se candidatando a uma vaga.

ANYWHERE OFFICE: ALÉM DO HOME OFFICE, O TRABALHO REMOTO EM QUALQUER LUGAR

A tendência do Home Office caminhava a passos tranquilos quando a necessidade do isolamento social forçou sua implementação em todos os cargos que tivessem essa possibilidade de trabalho remoto. Com isso inúmeras ferramentas surgiram, áreas se capacitaram e adaptaram para estruturar as empresas para este modelo de trabalho.

Passada a necessidade de transformar nossa casa em escritório, ficou o legado e o recado de que o trabalho não precisa se limitar somente às paredes do escritório, mas pode estar também em nossa casa, no ambiente onde nos sentimos mais confortáveis. Hoje o modelo de trabalho híbrido, com dias de trabalho em casa e no escritório, é uma realidade e preferência de grande maioria das pessoas.

Na esteira da digitalização do trabalho, algumas empresas não viram mais a necessidade de manter uma estrutura física. E esta situação proporcionou um novo passo no trabalho remoto: o Anywhere Office. Traduzido literalmente como “escritório em qualquer lugar”, este modelo de trabalho possibilita que o colaborador conecte-se para trabalhar de qualquer lugar sem precisar estar baseado em determinada localização, seja ela sua casa ou escritório. Precedido por trabalhadores autônomos, este estilo de trabalho agora vem chegando aos cargos que podem ter esta flexibilidade no deslocamento.

O Anywhere Office também tem sido absorvido por organizações em conjunto com o trabalho presencial, onde é desenhada uma agenda em que se define períodos onde as equipes se reúnem numa estrutura física seja ela própria da empresa ou um espaço de co-working.

Assim como o Home Office, o Anywhere Office demanda o estabelecimento de uma mentalidade ainda mais profunda das relações no ambiente corporativo. Ter a equipe atuando à distância exige adequações para que todos se adaptem a uma realidade diferente, fortalecendo as relações de confiança, a comunicação e os relacionamentos on-line.

Dos benefícios desta modalidade estão a redução do estresse, uma vez que o colaborador pode realizar seu trabalho de sua casa, da praia, da chácara, da casa de familiares distantes… de onde estiver, podendo usufruir da localidade em seu tempo livre. Refletindo em maior engajamento com o trabalho e produtividade. Para as empresas que enxergarem o potencial dessa forma de trabalho terão a chance de contratar os melhores talentos.

Reinaldo Araujo

Marketing na Proativa RH

Outros artigos:

IGUALDADE OU EQUIDADE

QUAL O EQUILÍBRIO PARA UM PROCESSO SELETIVO INCLUSIVO? Hoje conseguimos observar diversas vagas com título de Inclusivas e/ou Afirmativas, com RH’s que se engajam no

Pular para o conteúdo