A Proativa RH jamais solicitará pagamentos ou taxas de qualquer natureza aos candidatos que estejam se candidatando a uma vaga.

TRABALHO TEMPORÁRIO: NOVAS OPORTUNIDADES

Essa é uma época do ano em que as oportunidades de trabalho temporário se ampliam.

Conquistar um trabalho temporário permite obter experiências, abrir novas portas e as competências comportamentais: compromisso, disciplina, flexibilidade e adaptabilidade certamente farão a diferença.

Levantamentos da CDL- SP (Câmara de Dirigentes Lojistas de São Paulo),

apontam que, do total de contratações temporárias, cerca de 30% desses funcionários são mantidos pelas empresas, ou seja, efetivados. Para estar dentro desta porcentagem é preciso se adaptar bem e se destacar.

A contratação de temporários (Lei 6019/74) é obrigatoriamente feita por intermédio de uma Empresa Especializada (ETT – Empresa de Trabalho Temporário), homologada pelo Ministério do Trabalho e Emprego, sendo a grande diferença em relação à contratação de efetivos.

O contrato de trabalho temporário pode durar até 180 dias, consecutivos ou não, prorrogáveis por mais 90 dias (totalizando até 270 dias).

Após o término deste período, a empresa só poderá contratar o mesmo temporário após um intervalo de 90 dias.

De acordo com a Asserttem (Associação Brasileira do Trabalho Temporário) a projeção é de 680 mil vagas de trabalho temporário sejam abertas, em todo país, nesta época do ano. Esse é um momento para quem está procurando emprego, voltar à atenção para esse movimento.  

Dicas para conseguir um emprego temporário:

1. Pesquise onde estão as oportunidades: As vagas em sua maioria estão no setor do comércio, então foque a sua procura através de plataformas especializadas e pelos sites das empresas

2. Permita-se aprender e ganhar experiência

3. Saiba o que você faz melhor e o que você quer aprender ressaltando experiências relevantes (se tiver) no histórico profissional, se você já tiver alguma experiência com trabalho temporário ou efetivo, destaque essa informação.

Se não tiver, deixe um histórico bem curto e se empenhe em descrever suas habilidades.

Boa sorte nessa nova etapa, certamente 2023 iniciará de forma mais produtiva e rentável.

Flávia Avancini

Comercial na Proativa RH

Outros artigos:

IGUALDADE OU EQUIDADE

QUAL O EQUILÍBRIO PARA UM PROCESSO SELETIVO INCLUSIVO? Hoje conseguimos observar diversas vagas com título de Inclusivas e/ou Afirmativas, com RH’s que se engajam no

Pular para o conteúdo