A retenção de talentos é uma das estratégias mais importantes para gerir pessoas dentro de uma empresa, indo além de boas remunerações e benefícios e baseando-se principalmente na garantia de um clima organizacional saudável e colaborativo, que estimule a sensação de pertencimento entre os colaboradores da equipe.
Na primeira edição do Workmonitor deste ano, um estudo focado na análise de insights para a nova era do mercado de trabalho, quase metade dos brasileiros entrevistados disseram que não aceitariam trabalhar em uma empresa desalinhada aos seus valores pessoais.
Pensando nisso, separamos três pontos relevantes para contribuir no engajamento e retenção de grandes talentos para o seu time:
Desenvolvimento de plano de carreira
Ao desenhar possíveis planos de crescimento ao colaborador, isso promove seu engajamento para executar suas atividades diárias além de garantir a construção de um relacionamento baseado em uma confiança entre ambas as partes, criando um clima organizacional colaborativo e que atraia o funcionário para a ideia de permanecer na empresa por um longo período de tempo.
Flexibilidade
Com a pandemia do Covid-19, a flexibilidade da jornada de trabalho e o trabalho remoto tornaram-se comuns, e após dois anos com esta dinâmica profissional, muitos profissionais preferem não abrir mão deste método, que se tornou também uma tendência para os próximos anos. De acordo com a pesquisa Future Forum, da Slack, 76% das pessoas afirmam desejar flexibilidade no trabalho, já que este método possibilita um equilíbrio mais saudável entre vida profissional e pessoal.
Valores
Os valores de um indivíduo são características que guiam suas decisões e direcionam seu estilo de vida pessoal e profissional, e por isso, conhecer o perfil dos seus colaboradores e alinhar seus valores com os valores da empresa é fundamental para estimular o colaborador e manter um ambiente profissional saudável para todos.
Flávia Avancini
Comercial & Relacionamento na Proativa RH