De acordo com Marques (2016), as empresas são o resultado de pessoas e para que as metas, objetivos e resultados sejam alcançados é muito importante que haja sempre a sinergia empresarial. Toda organização tem a sua missão, visão e valores organizacionais, ou seja, uma razão para existir e fazer o que faz. São nestes preceitos que ela se baseia para construir a sua cultura organizacional.
A sinergia empresarial consiste em integrar todos os profissionais, alinhar as metas e objetivos e fazê-los trabalhar de forma harmônica, positiva e produtiva em torno dos resultados almejados. Uma empresa que consegue criar um ambiente sinérgico tem profissionais mais engajados com sua cultura organizacional. É importante que líderes e liderados tenham a consciência de que podem crescer muito mais rápido e melhor se trabalharem juntos. Também é de suma importância que todos os membros da empresa compreendam que todas as áreas estão interligadas e são interdependentes, para isso, precisam estar em sintonia e caminhar na mesma direção.
Ainda de acordo com Marques (2016), a sinergia pode ser compreendida como a junção de valores, esforços, energias de distintas pessoas em prol de um todo, a qual se dá através da manifestação de sentimentos de empatia, onde há a troca de energia entre os indivíduos. A sinergia é fruto da colaboração, da compreensão genuína entre as pessoas, da mentalidade de ganho mútuo, da visão do resultado global e não do particular.
Letícia Carvalho
Recrutamento & Seleção da Proativa RH
Referência
MARQUES, José Roberto. Coaching Group. A mágica da Sinergia. Goiânia: Editora IBC, 2016.