O termo VUCA foi criado por Army War College no final dos anos 80 nos Estados Unidos, utilizado inicialmente para descrever o novo cenário mundial pós Guerra Fria.
Significa Volatilidade (Volatility), Incerteza (Uncertainty), Complexidade (Complexity) e Ambiguidade (Ambiguity).
Em 2010 o termo passou a ser adotado por empresas de diversos segmentos.
Em meio ao cenário atual esse conceito se tornou obsoleto, e Jamais Cascio, professor da Universidade da Califórnia criou o acrônimo BANI, Fragilidade (Brittleness), Ansiedade (Anxiety), não linearidade (Nonlinearity) e Incompreensibilidade (Incomprehensibility).
É importante entender a amplitude do BANI:
Fragilidade: diante de tantas mudanças rápidas e tudo que o mundo enfrenta, percebe-se a sua fragilidade. Estamos propensos a incidentes de diversas naturezas e repentinamente um vírus gera um forte impacto em um mundo interconectado. Para Jamais, a fragilidade pode ser percebida em sistemas aparentemente fortes e a partir de esforços para maximizar a eficiência. Isso significa que as empresas estão mais expostas a riscos e, a partir dessa percepção, a busca por antecipá-los tende a ser cada vez maior. É preciso estarmos sempre preparados para enfrentar o imprevisível e a encontrar uma solução para situações extremas.
Skill: Resiliência
Ansiedade: O imprevisível e a fragilidade do sistema culminam em um alto nível de ansiedade pelo desconhecido. As tomadas de decisões precisam ocorrer de forma cada vez mais rápidas, para não provocar a impressão que não acompanhamos o ritmo das mudanças.
Skill: Empatia
Não linearidade: por estarmos inseridos em um mundo não linear se estabelece um novo sistema de causa e consequência, no qual uma decisão tomada agora pode ocasionar resultados desproporcionais e imprevisíveis diante da aceleração dos acontecimentos. O planejamento estratégico deve ser adaptável às circunstâncias.
Skill: Adaptabilidade e agilidade.
Incompreensibilidade: Na busca de respostas nos baseamos em dados e diversas informações recebidas de inúmeras fontes. No entanto, seu excesso resulta na incompreensibilidade. A todo momento nossos conceitos e ideias mudam e não encontraremos respostas para tudo.
Skill: Criatividade.
As empresas que conseguiram se manter e evoluir no mundo VUCA foram as que adotaram postura resistente ao caos, se atualizaram e agiram com rapidez ao notar a necessidade de se refazer em meio a cenários complexos, incertos e imprevisíveis, e com a evolução para o mundo BANI não será diferente, pois este indica as consequências causadas pelo VUCA, nos tornando seres frágeis, ansiosos, e impossibilitados de compreender tudo o que ocorre ao nosso redor tendo em vista que os ritmos das mudanças atingem velocidades exponenciais no quesito tecnologias e pessoas. É necessário buscar autoconhecimento, se reinventar e desenvolver novas habilidades por meio de uma formação contínua, pois o aprendizado constante propiciará o recalcular de rotas, compreender o mundo e dar abertura ao novo.
“A única constante é a mudança” – filósofo Heráclito de Éfeso – (540 a.C. – 470 a.C.).
L. Romano – Outubro 2021