O conceito de empatia é a capacidade de se identificar com outra pessoa a fim de compreender o que ela pensa e sente; trata-se de compreensão emocional. Para isso, é preciso antes aceitar as próprias vulnerabilidades e admitir que ninguém que encontrarmos, por melhor que seja, será perfeito.
Quando mostramos curiosidade e nos colocamos imaginativamente nas experiências do outro, nos afastamos do nosso egoísmo natural e ampliamos as conexões, o que faz de nós seres humanos melhores.
Relacionamentos altamente empáticos levam a um ambiente de trabalho mais produtivo, no qual as pessoas compartilham mais informações, aprendizado e desafios. Elas realmente se ajudam!
Como praticar a empatia no trabalho:
- Pense no todo – Dentro da organização, cada pessoa tem suas demandas e seus desafios individuais, então, antes de delegar alguma ação ou solicitar ajuda, tente perguntar como a outra pessoa gostaria de receber a demanda. Isso pode fazer uma grande diferença para melhorar a sensação de espírito de equipe.
- Escolha melhor as palavras ao se comunicar – Na defesa de um argumento, por exemplo, as palavras “eu” e “você” podem criar uma sensação de oposição. Ao passo que uma linguagem mais neutra pode levar todos a uma sensação de inclusão.
- Tenha consideração pelos outros – Na correria do dia a dia, tendemos a entrar no piloto automático e, simplesmente, não agradecer quem merece ou não perguntar como o outro tem se sentido. Reservar um tempo para as pessoas é muito importante para criar conexões verdadeiras.
- Acolha quem chega à equipe – Refiro-me aos novos talentos que chegam às empresas sem conhecer ninguém e, muitas vezes, iniciam o trabalho à distância. Quem já não passou por esse momento e ficou aliviado quando um completo estranho veio conversar, oferecer ajuda ou apenas ouvir o quanto ansioso você estava no primeiro dia no trabalho novo?
Precisamos e podemos desenvolver a curiosidade sobre desconhecidos em um evento social, um colega que acabou de chegar à empresa ou um outro que trabalha em outra área da companhia, ouvindo sem julgamentos. É, sem dúvida, uma poderosa iniciativa para estabelecer novas conexões e derrubar preconceitos.
Deixando de lado as suposições e ouvindo os sentimentos e as necessidades dos outros, você pode se surpreender encontrando algo em comum com as pessoas e tornando o ambiente mais agradável para todos.
Luciana Martino
Recrutamento & Seleção na Proativa RH