O Coaching, no Brasil surgiu na década de 1970, por meio de associações esportivas para posteriormente entrar no mundo corporativo, preservando seu significado de conduzir o indivíduo para o seu objetivo desejado. No início do ano 2000 se tornou o mais eficaz modelo de desenvolvimento humano.
Coach
Profissional que possui certificação para exercer e aplicar o processo de Coaching em pessoas e empresas. Sua função é desenvolver pessoas e ajudar empresas a conquistar os objetivos e resultados almejados de forma acelerada.
Coachee
Cliente do Coach, o qual para ter aderência ao processo de Coaching, deve estar disposto e comprometido a mudar e a se autoconhecer para perceber seus pontos fortes e quais habilidades precisará desenvolver, avançando do estado atual em direção ao estado desejado.
Coaching
É um processo que utiliza técnicas, ferramentas e recursos de diversas ciências que objetivam conduzir o indivíduo a um estado reflexivo durante as sessões, que vão ensejar um maior autoconhecimento e despertar o ímpeto pelo autodesenvolvimento, e produzirão mudanças positivas e duradouras em todas as áreas de sua vida. No mundo corporativo, o coachee é estimulado a descobrir suas competências, a se motivar, a superar dificuldades e a expandir potencialidades para gerar o autodesenvolvimento.
O Coaching foca o futuro, mas pode resignificar alguns acontecimentos do passado que interferem nas ações do indivíduo e o auxilia a encontrar as respostas. No âmbito profissional, o coachee passa a estabelecer metas e desenvolver estratégias para planejar sua carreira em concordância com seus objetivos pessoais.
O processo de Coaching, visa o crescimento e desenvolvimento pessoal, a evolução contínua, a harmonia das relações em todas as dimensões, o melhor tratamento dos problemas cotidianos, a geração de insights e consequentemente mudanças de crenças limitantes e de comportamento.
Geralmente ocorrem de 10 a 12 sessões semanais, quinzenais ou mensais, com duração de 1 hora cada, individual ou em grupo.
Letícia Carvalho
Atração & Seleção da Proativa RH
Referências Bibliográficas MARQUES, José Roberto. Coaching para Coaches, Goiânia: Editora IBC, 2015.