O autoconhecimento é essencial para que um profissional se mantenha motivado, adote uma postura atuante e jamais deixe de assumir o papel de protagonista de sua própria vida. Pessoas que conhecem a si mesmos são capazes de mudar paradigmas e sempre buscam entregar o melhor de si.
Além disso, o autoconhecimento ajuda a construir relacionamentos mais saudáveis, aumenta a empatia, facilita a conquista de objetivos, melhora a tomada de decisões e estimula a autoconfiança, dentre outros benefícios. Pessoas cientes das próprias necessidades, sentimentos, reações e como os estímulos externos as afetam se tornam mais fáceis de lidar por serem menos impulsivas e reativas, o que é fundamental tanto para suas relações pessoais quanto profissionais. No meio corporativo, essas qualidades colaboram para a construção de um ambiente de trabalho acolhedor e que seja capaz de motivar.
Seguem 5 reflexões para começar o processo de autoconhecimento:
- Como eu ajo? Imagine que você está em uma entrevista de emprego e alguém lhe pergunta: quem é você? Quando você pensa em seu modo de agir, quais são as principais palavras que vem à cabeça?
- O que me faz feliz? Quais lugares te trazem bem estar? Que atividades lhe dão prazer? Com que tipo de pessoa você se sente bem? O que faz seus olhos brilharem?
- O que os outros pensam sobre mim? É sempre bom perguntar para amigos, familiares e colegas que convivem com você: o que acham que faço bem? O que acham que posso melhorar?
- Quais são meus pontos fortes e fracos? Pense naquilo que você é bom, elogiado e se destaca. Depois nos pontos que atrapalham sua performance e já foram apontados como pontos de melhoria.
- Que marca quero deixar no mundo? Como você gostaria de ser lembrado? E como pode construir ou fortalecer essa percepção daqui para frente para que se concretize?
Lembre-se que a jornada de autoconhecimento é um processo contínuo e profundo! Precisamos estar sempre nesse caminho para uma construção melhor de nós mesmos.
Luciana Martino