Trabalhar como freelancer é uma boa oportunidade para aumentar sua renda ou sair do vermelho.
O termo freelancer surgiu de forma inusitada. Na literatura medieval, os cavaleiros que disponibilizavam seus serviços de guerra a quem estivesse disposto a pagar; denominavam-se “freelancers ou lanceiros livres”.
Atuar com freelancer é uma modalidade de prestação de serviços autônoma, ou seja, sua realização não implica em vínculo empregatício. A contratação neste formato é vantajosa economicamente para empresas, principalmente porque não dispende de recursos com as garantias trabalhistas da modalidade CLT.
Nesta modalidade, cada serviço prestado é um “minicontrato”, que poderá ou não ser estendido. Atualmente o formato “freelancer” tem prosperado em todas as áreas, mas principalmente no mercado detecnologia; setor que tende a se beneficiar de muitos serviços que podem ser realizados no campo digital, home office, eliminando o fator presencial.
Agora, para além da tecnologia, algumas áreas que também tiveram aumento na procura: serviços de arquitetura; design; projetos; serviços administrativos; escrita jurídica; tradução; serviços de áudio; entre muitos outros.
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
Gostou da ideia de trabalhar como freelancer? Considere as dicas abaixo:
- Invista emnetworking, quanto maior e mais fiel for sua rede de contatos, mais recomendações de serviços receberá.
- Identifique as áreas de trabalho que você domina e, considere as que gostaria de atuar.
- Você vai começar os trabalhos de Freela aos finais de semana e a noite ou já vai deixar o formato CLT? Na primeira opção organize seu tempo; na segunda é preciso um bom planejamento financeiro.
- Defina o quanto você vai cobrar pelos seus serviços; pode ser determinado por valor/hora dispendidos nos serviços prestados ou valor predeterminado por entrega.
- Caso trabalhe em home office, organize adequadamente o ambiente e as ferramentas necessárias.
- Conheça algumas das principais plataformas nas quais poderá oferecer o seu trabalho:
Designhill, Fiverr, SkyWork, Toptal, PeoplePerHour, 99Designs, Guru, GetNinjas entre muitas outras.
Atuando como freela, como são informalmente chamados, os profissionais ganham flexibilidade; isentos de normas e formalidades de uma contratação tradicional. Por outro, a provisão financeira é fundamental, considerando que a modalidade não oferece nenhuma garantia legal, não é previsível e nem estável.
E para finalizar, caso embarque nesta modalidade, busque o desenvolvimento de “Competências Comportamentais” as quais serão com certeza a base do seu sucesso: autodisciplina, auto-gestão, administração de tempo, capacidade de planejamento e controle.
P. Gratz, dezembro de 2021