Não necessariamente, depende de cada um!
A Síndrome da Cabana é um fenômeno psicológico de natureza fóbico-ansiosa e que está relacionada a um medo excessivo e desproporcional de sair de um ambiente onde se estivera longamente confinado.
Nesse momento, onde iniciamos o movimento de sair de casa, essa síndrome aparece e assusta muitas pessoas. Por mais que a situação esteja aparentemente controlada com o avanço da vacinação, o medo do contágio continua presente! Se por um lado isso é bom, pois nos leva a continuar com as medidas preventivas, por outro pode desencadear esse tipo de transtorno. Embora a Síndrome da Cabana não seja reconhecida pela OMS, não é um fenômeno novo e temos ouvido falar dele com maior frequência ultimamente.
O fato é que o medo excessivo pode nos impedir de voltar à normalidade e fazer pensar: “não consigo sair de casa”. Se isso ocorre, podemos estar falando de um problema: e é exatamente esse problema que entendemos como a “síndrome da cabana”.
Sintomas da Síndrome da Cabana
Parece haver um consenso de que a síndrome da cabana está associada aos sintomas da depressão e da ansiedade.
O fato de mudar de ambiente, pode provocar respostas fisiológicas e psicológicas intensas associadas ao medo. Dessa forma, os sintomas da síndrome da cabana são:
- Taquicardia
- Pressão no peito
- Dificuldade em respirar
- Sudorese
- Dificuldades cognitivas relacionadas com a concentração e a memória
- Problemas para dormir
- Desmotivação
Essa sensação de desconforto intenso embora passageira, requer a ajuda de um profissional preparado e gabaritado para isso. Se esse for o seu caso, não se prive de procurar um psicólogo ou psiquiatra que o ajudarão a voltar para “o novo normal” com o mínimo de desgaste.
L. Martino – Setembro 2021