Em muitos momentos significativos da nossa vida a música está presente. Elas marcam formaturas, casamentos, lembram pessoas queridas e fases da vida. Para arrumar a casa vai muito bem um ritmo animado mas para dormir é melhor uma canção tranquilizante. E no trabalho como podemos usar a música a nosso favor?
O artigo Psicology of Music da Universidade de Windsor, no Canadá, observa que a música causa uma mudança positiva de humor e melhora a percepção enquanto trabalha. Além disso, nosso cérebro é estimulado de maneiras diferentes quando exposto a determinados gêneros musicais, melhorando a concentração, a agilidade, reduzindo o estresse e até mesmo as atitudes no ambiente de trabalho.
Precisa de concentração e agilidade? Ouça uma música ambiente, instrumental, sem letras pois elas podem ser uma distração. Se você é tradicional pode selecionar uma playlist de música clássica. Mas, se quiser algo mais contemporâneo aposte nas inúmeras playlists de Lo-Fi Beats. A dica extra é ouvir em um volume baixo, para não tirar a atenção do seu trabalho.
Quer reduzir o estresse? Ouça música pop e eletrônica! O tédio e os sons exteriores são fatores que afetam a performance de um profissional. Segundo uma pesquisa da Mindlab International, ouvir músicas que te deixe animado causa um desempenho geral mais rápido para o trabalho e também ajuda a reduzir erros.
Quer melhorar o seu ambiente de trabalho? Coloque alguns hits animados para tocar (é claro que em comum acordo para não atrapalhar o trabalho de ninguém) além dos ritmos que promovem melhora no humor, as músicas podem estimular o diálogo entre os colaboradores, incentivados a comentar e compartilhar seus gostos musicais, criando conexões importantes para promoção de um espírito de equipe.
A música é uma maneira de canalizar sentimentos, influenciar emoções e gravar memórias. Da mesma forma podemos usá-la para nosso benefício no trabalho. Então, pegue seus fones de ouvido, selecione seu som favorito e mãos à obra!
Reinaldo Araujo – Novembro de 2021