Networking é uma palavra em inglês que indica a capacidade de estabelecer uma rede de contatos ou uma conexão com algo ou com alguém.
O objetivo do networking é ampliar as oportunidades de sucesso profissional, porém para ser efetivo, é preciso que haja reciprocidade, isto é, o benefício deve ser mútuo.
Um dos fatores que distingue os líderes bem sucedidos é o networking, que é uma rede de contatos pessoais que proveem suporte, feedback e recursos necessários para suas realizações.
Contudo, muito líderes evitam o networking, pensando que não têm tempo para isso ou desdenham essas ações julgando-as manipuladoras.
Para obter sucesso como líder é recomendado a construção de três tipos de rede de relacionamentos:
Operacional: Pessoas necessárias para realizar suas tarefas de rotinas. Execução eficiente do trabalho; manutenção das capacitações e funções exigidas do grupo.
Pessoal: Pessoas fora da sua organização que tenham mentalidade afim e possam ajudá-lo a se aprimorar. Desenvolvimento pessoal e profissional; pontos de referência para informação e contatos úteis.
Estratégica: pessoas fora e seu controle que lhe permitam atingir metas-chave da organização. Concepção de prioridades e desafios futuros; apoio de stakeholders para tais desafios.
Precisamos de todos os três tipos de rede, mas, para ter sucesso real, é necessário dominar a rede estratégica, manter contato regular com pessoas capazes de abrir seus olhos para novas oportunidade de negócio e de ajudá-lo a explorá-las. Com uma boa rede estratégica, você verá seu desempenho e o da sua empresa decolar.
Facilitando o processo de Networking:
Ajuste a sua mentalidade: aceite que é um dos requisitos mais importantes da liderança. Para superar seus anseios, procure se espelhar em alguém que você respeita e que trabalhe com redes eficaz e eticamente. Observe como esta pessoa se vale das redes de relacionamentos para atingir suas metas.
Realoque o seu tempo: Pratique a arte de delegar tarefas, para ter mais tempo para cultivar redes.
Estabeleça conexões: Crie motivos para interagir com pessoas fora da sua função ou da sua empresa; por exemplo, aproveitando interesses sociais para abordar questões estratégicas.
Dê e receba continuamente: Não espere até estar precisando muito pedir um favor a alguém. Aproveite toda oportunidade para oferecer e receber favores dos seus contatos, quer precise ou não de ajuda naquele momento.
Letícia Carvalho
Coordenadora do Núcleo de R&S Operacional e Logística