Há um ano o mundo estava deslumbrado com o Chat GPT, uma ferramenta de Inteligência Artificial que conduz uma conversa com um ser humano de igual para igual. Hoje, o mundo é surpreendido com uma nova música dos Beatles criada com ajuda da I.A. Celebridades já falecidas ganham vida em filmes e comerciais de TV. Aplicativos geram imagens realistas sob medida a partir de uma descrição textual. Um grande salto evolucional em poucos meses.
Uma ferramenta que aprende nossos padrões e a partir deles cria textos, imagens, sons, sugere decisões, demonstra cenários, projeta números… logo nos vem à mente um receio: “Isso vai acabar com o emprego de muita gente!”. E entre os profissionais de Recursos Humanos paira a questão: Quais serão os impactos da IA no RH? Ela vai tirar os nossos empregos?
Assim como em muitos setores, o uso da inteligência artificial no RH já é uma realidade. As plataformas de recrutamento e seleção utilizadas pela Proativa RH disponibilizam de ferramentas de IA que auxiliam no processo seletivo.
As ferramentas disponíveis para o RH se tratam de automatizadores de processos repetitivos, análise de documentos, geração de relatórios, criação de apresentações, comunicação interna e externa, entre outras possibilidades. Apontando que, neste momento ela entra em nosso dia a dia como um agente facilitador. Removendo tarefas operacionais, dando espaço para direcionarmos nossa energia para um trabalho mais estratégico.
O potencial da IA é muito grande e sua capacidade de aprendizado e aplicação poderá até parecer invadir as atribuições de pessoas que não desenvolveram capacidades como adaptabilidade, proatividade e resiliência. Pois, o cerne do trabalho do RH é o “humano”, demandando decisões que envolvem análises de individualidades, das nuances de cada candidato e colaborador, de ponderações que levam em conta o pano de fundo social e psicológico com sensibilidade e intuição. Um olhar que somente um ser humano, e não uma máquina, consegue ter.
A Inteligência Artificial não vai acabar com o emprego dos profissionais do RH, mas de forma crescente no longo prazo irá promover grande mudança em nossas rotinas e cargos. Os profissionais que mantiverem seus conhecimentos atualizados e suas competências comportamentais afinadas irão surfar nessa mudança.
Reinaldo Araújo
Analista de Marketing
Fontes:
https://www.pandape.com/br/blog/inteligencia-artificial-profissional-de-rh/
https://blog-forbusiness.vagas.com.br/inteligencia-artificial-no-rh/