A Proativa RH jamais solicitará pagamentos ou taxas de qualquer natureza aos candidatos que estejam se candidatando a uma vaga.

CONCILIANDO O HOME OFFICE COM AS FÉRIAS DAS CRIANÇAS

Conciliar trabalho home office com as férias escolares dos filhos pode ser um desafio, mas com um planejamento adequado e algumas estratégias, é possível encontrar um equilíbrio satisfatório. Pensando nisso, seguem algumas dicas para você administrar essa situação com mais facilidade:

Estabeleça uma rotina: planeje uma rotina diária que inclua momentos dedicados ao trabalho e às atividades com os filhos. Defina horários para uma e para outra situação.

Escolha um espaço de trabalho adequado: Tenha um espaço dedicado para o trabalho em casa, onde você possa se concentrar e minimizar distrações. Explique aos seus filhos que, quando estiver nesse espaço, você precisa de um tempo para trabalhar e não poderá ser interrompido, a menos que seja uma emergência.

Compartilhe as responsabilidades: Se possível, divida as responsabilidades com seu cônjuge, outros familiares ou amigos próximos. Eles podem ajudar a cuidar dos seus filhos enquanto você trabalha ou vice-versa.

Estimule atividades independentes: Incentive seus filhos a realizar atividades independentes durante o seu tempo de trabalho. Isso pode incluir leitura, jogos educativos, projetos artísticos ou assistir a programas educativos. Certifique-se de criar um ambiente seguro e supervisionado para que eles possam se envolver nessas atividades.

Aproveite os momentos de pausa: Durante os intervalos do trabalho, reserve um tempo para interagir e se divertir com seus filhos. Faça pequenas pausas para brincar, conversar ou compartilhar uma refeição juntos. Tire proveito desses momentos para criar memórias especiais e fortalecer os laços familiares.

Lembre-se de que cada família tem suas próprias necessidades e circunstâncias únicas, por isso, adapte essas dicas de acordo com a sua realidade. O equilíbrio entre o trabalho e a vida familiar é um processo contínuo e sinaliza a importância dos limites, mas com paciência e organização, é possível enfrentar esse desafio com sucesso.

Francielly Cavalcante
Coordenadora na Proativa RH, do núcleo de Atração & Seleção de Profissionais do Setor Operacional Varejista.

Outros artigos:

IGUALDADE OU EQUIDADE

QUAL O EQUILÍBRIO PARA UM PROCESSO SELETIVO INCLUSIVO? Hoje conseguimos observar diversas vagas com título de Inclusivas e/ou Afirmativas, com RH’s que se engajam no

Pular para o conteúdo